EFEITOS DA TERAPIA PROBIÓTICA COM KEFIR DE LEITE NO OSSO MANDIBULAR DE RATOS COM OSTEOPOROSE INDUZIDA POR GLICOCORTICOIDES (OIG)
Main Article Content
Abstract
A OIG desequilibra a remodelação óssea, podendo afetar a mandíbula. Os bifosfonatos são o padrão-ouro para o seu tratamento, entretanto, seus efeitos adversos incentivam a busca por terapias adjuvantes, como o Kefir de leite (KL), que aumenta a absorção e incorporação de cálcio nos ossos. Com isso, avaliou-se o efeito do KL no osso mandibular de ratos com OIG. 30 ratos Wistar machos foram divididos nos grupos controle (C), OIG e OIG+KL. A OIG foi gerada pela injeção intramuscular de dexametasona (7 mg/kg, 1x/sem/5sem). A administração do KL (0,7ml/animal/dia) foi por gavagem oral por 16 semanas. Na semana 22 realizou-se a eutanásia e remoção das mandíbulas para análise histomorfométrica, biomecânica, espectroscopia Raman e dosagem de fosfatase alcalina óssea (FAO). O grupo OIG+KL apresentou redução do número de lacunas vazias e aumento do número de osteócitos e da área óssea interradicular quando comparado ao grupo OIG. O grupo OIG apresentou redução da razão matriz mineral/orgânica, a qual foi elevada no grupo OIG+KL. O grupo OIG+KL apresentou aumento da substituição de carbonato e redução da razão hidroxiprolina/prolina. Os grupos com OIG apresentaram redução da cristalinidade e carga de fratura, sem reversão pelo KL. Os níveis de FAO reduziram no grupo OIG e aumentaram no OIG+KL. Dessa forma, a OIG afeta a integridade, composição e biomecânica da mandíbula e o tratamento com KL melhora a organização e qualidade óssea, podendo ser adjuvante no tratamento da osteoporose.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não se aplica.