ASPECTOS TOMOGRÁFICOS DA DISPLASIA ECTODÉRMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Main Article Content
Abstract
A displasia ectodérmica (DE) é uma doença congênita caracterizada pelo desenvolvimento anormal de estruturas oriundas da ectoderme, atingindo o cabelo, pele, unhas, dentes e ossos faciais. A forma hipoidrótica é mais comum em relação à
anidrótica. Por meio do exame tomográfico, é possível observar características ósseas da DE, a fim de diagnosticar anormalidades presentes. Assim, buscou-se verificar a literatura acerca dos aspectos tomográficos desta doença. Para isso, foram combinados os descritores tomography e ectodermal dysplasia na plataforma Pubmed Central, considerando os últimos 5 anos. Foram encontrados 97 artigos e, após leitura de títulos e resumos, foram selecionados os que avaliaram o papel da tomografia na DE e, após a exclusão de revisões de literatura e pesquisas não relacionadas ao tema, foram incluídos 6 artigos. Os estudos mostraram que, em indivíduos com DE, os volumes das vias aéreas podem não ser tão diferentes dos não afetados e que a má oclusão de Classe III com retrusão maxilar é característica da doença. Quanto à densidade óssea, percebeu-se alta radiodensidade dentinária e baixa no esmalte, bem como menor densidade no ângulo da mandíbula e subdesenvolvimento desta quando comparada a indivíduos sadios. Evidências revelaram que a espessura e o comprimento do osso zigomático eram menores, assim como a maxila era subdesenvolvida. Em suma, tomografias permitem o diagnóstico de anormalidades ósseas da DE e facilitam possíveis procedimentos necessários.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não aplicável.