MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E METANÁLISE
Main Article Content
Abstract
Objetivou-se avaliar quais medidas antropométricas estão mais associadas a uma maior predisposição para desenvolver apneia obstrutiva do sono (AOS) em crianças e adolescentes saudáveis. Foi realizada uma revisão sistemática (PROSPERO #CRD42022310572) com estratégia de busca implementada em março/2022. Algoritmos de buscas sem restrição quanto ao ano de publicação foram gerados para as bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus, Cochrane, LILACS, LIVIVO, EMBASE, DOSS e literatura cinzenta. Os estudos foram selecionados em 3 fases, analisados e submetidos à metanálise. De 4000 artigos iniciais, 1904 restaram após remoção de duplicatas e 37 artigos potenciais foram selecionados para leitura do texto completo. Em seguida, 4 estudos foram eleitos para a síntese de dados e um novo estudo foi incluído após atualização das buscas. Índice de massa corporal, circunferências do pescoço, quadril e cintura, razões cintura-quadril, pescoçocintura e cintura-estatura, e medidas cefalométricas faciais foram relatadas. A metanálise mostrou que o grupo AOS teve em média 1cm maior para a circunferência do pescoço, 5,37cm maior para a circunferência da cintura, bem como 6,85 cm maior para a circunferência do quadril do que o grupo controle. Em conclusão, o grupo AOS apresentou maiores diferenças de médias, notadamente para a circunferência do pescoço, a única com certeza de alta evidência. Estudos futuros são necessários para elucidar a associação entre medidas antropométricas e AOS.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não se aplica.