TRATAMENTO DE PACIENTE COM FISSURA LABIOPALATINA BILATERAL TRANSFORAME, UTILIZANDO A TÉCNICA DE SETBACK, ASSOCIADO A TÉCNICA DE MULLIKEN: RELATO DE CASO
Main Article Content
Abstract
Introdução: A fissura labiopalatina é a deformidade congênita mais comum da face, e o seu manejo requer uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar para um correto manejo e tratamento, para que se consiga assim, além do resultado estético satisfatório, o retorno da função através da melhora da fala e alimentação, e por fim, devolvendo o paciente ao seu convívio social. As cirurgias primarias (queiloplastia e palatoplastia) são realizadas nos dois primeiros anos de vida, e o paciente pode apresentar uma diversidade de tipos de fissura, dentre elas, destaca-se a de maior prevalência, a fissura trans-forame (acomete lábio e palato). Objetivo: O objetivo do presente trabalho é relatar um caso de paciente com fissura labiopalatina trans-forame bilateral (FLPTb), com presença de protrusão de pré-maxila, sendo utilizado como forma de tratamento a técnica de Mulliken, associada a técnica de setback (recuo de pré-maxila), como forma de queiloplastia definitiva. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 1 ano, com diagnóstico de FLPTb) foi designado ao procedimento cirúrgico sob anestesia geral, submetido a cirurgia de queiloplastia com a técnica de Mulliken associado a técnica de SetBack, para recuo de pré-maxila. O procedimento foi realizado no ano de 2019 e atualmente encontra-se estável, com um bom resultado estético e funcional. Apresentando bom contorno e projeção labial e nasal, além de uma oclusão satisfatória e função preservada. Conclusão: De acordo com a técnica descrita, o resultado obtido foi exitoso, trazendo melhorias na qualidade de vida do indivíduo ainda na fase infantil, em decorrência da melhoria precoce de suas estruturas faciais. É uma técnica estabelecida porém ainda pouco utilizada diante dos riscos inerente a vascularização da pré-maxila, mas que quando bem indicada, os benefícios superam os riscos e apresentam um resultado muito bom do paciente ainda na fase infantil, facilitando a sua inserção social.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Raposo-Amaral, Cassio Eduardo, et al. “Does a Premaxillary Setback and Lip Adhesion Have a Negative Impact on Lip Outcome in Bilateral Cleft Patients?” Journal of Craniofacial Surgery, vol. 28, no. 7, 1 Oct. 2017, pp. 1730–1736.
Emodi, Omri, et al. “Osteotomy of the Premaxilla in Bilateral Cleft Lip: A Useful Technique Following Failure of Primary Lip Closure.” Journal of Craniofacial Surgery, vol. 32, no. 2, 8 Feb. 2021, pp. 472–476.