PROJETO GAPE COMO AUXÍLIO NO TRATAMENTO E NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA DE CABEÇA E DE PESCOÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 6 ANOS
Main Article Content
Abstract
Introdução: A radioterapia é uma forma de tratamento antineoplásico servindo de forma curativa ou paliativa para melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico, buscando erradicar a lesão por meio do uso controlado de radiação, podendo ser feito de forma isolada ou em associação à quimioterapia e/ou à cirurgia. Diante disso, os pacientes oncológicos tratados com a radioterapia são constantemente susceptíveis a vários efeitos secundários que incluem principalmente xerostomia, mucosite e osteorradionecrose. Para evitar isso, o tratamento odontológico deve ser realizado de forma preventiva, a fim de eliminar e de estabilizar as condições que desencadeiem possíveis infecções locais e/ou sistêmicas. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é descrever um relato de experiência de 6 anos do projeto GAPE (Grupo de Atendimento a Pacientes Especiais), acerca do tratamento odontológico dos pacientes oncológicos submetidos à radioterapia. Relato de experiência: O grupo de atendimento a pacientes com necessidades especiais (GAPE), criado no ano de 2016, possui seus atendimentos realizados na Clínica Odontológica da Unifor, com atendimento médio de 130 pacientes/ano. Dentre esses, cerca de 40% apresentam neoplasia e fazem tratamento com radioterapia. Para o tratamento de adequação bucal desses pacientes, além do tratamento odontológico realizado, manobras específicas são utilizadas com a finalidade de minimizar e de melhorar as condições que, potencialmente, podem prejudicar o paciente, como as mucosites, a osteorradionecrose e as infecções secundárias. Para isso, tratamentos com o uso da laserterapia de baixa intensidade, o uso de saliva artificial e o uso do PRF (plasma rico em fibrina) são tratamentos comumente realizados com a finalidade de melhorar tais questões, dando assim, uma melhor qualidade de vida aos pacientes durante e após o seu tratamento. Conclusão: Os pacientes oncológicos, requerem uma série de cuidados especializados para melhorar a condição bucal e favorecer o tratamento. Os cuidados odontológicos são de suma importância pois favorecem uma melhor qualidade de vida aos pacientes durante o tratamento. Além disso, esses métodos de tratamento adicionais são importantes para evitar e tratar as principais condições oriundas da radioterapia e da neoplasia presente.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
Vissink A, Jansma J, Spijkervet FK, Burlage FR, Coppes RP. Oral sequelae of head and neck radiotherapy. Crit Rev Oral Biol Med. 2003;14(3):199-212.
Sroussi HY, Epstein JB, Bensadoun RJ, Saunders DP, Lalla RV, Migliorati CA, Heaivilin N, Zumsteg ZS. Common oral complications of head and neck cancer radiation therapy: mucositis, infections, saliva change, fibrosis, sensory dysfunctions, dental caries, periodontal disease, and osteoradionecrosis. Cancer Med. 2017 Dec;6(12):2918-2931.
Agarwal P, Upadhyay R, Agarwal A. Radiotherapy complications and their possible management in the head and neck region. Indian J Dent Res. 2012 Nov-Dec;23(6):843.