PROJETO GAPE COMO AUXÍLIO NO TRATAMENTO E NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA DE CABEÇA E DE PESCOÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 6 ANOS

Main Article Content

Giselle Araujo Felix
Anny Caroliny Moraes de Carvalho
Luiz Victor Marques Vieira
Assis Filipe Medeiros Albuquerque

Abstract

Introdução: A radioterapia é uma forma de tratamento antineoplásico servindo de forma curativa ou paliativa para melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico, buscando erradicar a lesão por meio do uso controlado de radiação, podendo ser feito de forma isolada ou em associação à quimioterapia e/ou à cirurgia. Diante disso, os pacientes oncológicos tratados com a radioterapia são constantemente susceptíveis a vários efeitos secundários que incluem principalmente xerostomia, mucosite e osteorradionecrose. Para evitar isso, o tratamento odontológico deve ser realizado de forma preventiva, a fim de eliminar e de estabilizar as condições que desencadeiem possíveis infecções locais e/ou sistêmicas. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é descrever um relato de experiência de 6 anos do projeto GAPE (Grupo de Atendimento a Pacientes Especiais), acerca do tratamento odontológico dos pacientes oncológicos submetidos à radioterapia. Relato de experiência: O grupo de atendimento a pacientes com necessidades especiais (GAPE), criado no ano de 2016, possui seus atendimentos realizados na Clínica Odontológica da Unifor, com atendimento médio de 130 pacientes/ano. Dentre esses, cerca de 40% apresentam neoplasia e fazem tratamento com radioterapia. Para o tratamento de adequação bucal desses pacientes, além do tratamento odontológico realizado, manobras específicas são utilizadas com a finalidade de minimizar e de melhorar as condições que, potencialmente, podem prejudicar o paciente, como as mucosites, a osteorradionecrose e as infecções secundárias. Para isso, tratamentos com o uso da laserterapia de baixa intensidade, o uso de saliva artificial e o uso do PRF (plasma rico em fibrina) são tratamentos comumente realizados com a finalidade de melhorar tais questões, dando assim, uma melhor qualidade de vida aos pacientes durante e após o seu tratamento. Conclusão: Os pacientes oncológicos, requerem uma série de cuidados especializados para melhorar a condição bucal e favorecer o tratamento. Os cuidados odontológicos são de suma importância pois favorecem uma melhor qualidade de vida aos pacientes durante o tratamento. Além disso, esses métodos de tratamento adicionais são importantes para evitar e tratar as principais condições oriundas da radioterapia e da neoplasia presente.

Article Details

How to Cite
Felix, G. A., de Carvalho, A. C. M., Vieira, L. V. M., & Albuquerque, A. F. M. (2022). PROJETO GAPE COMO AUXÍLIO NO TRATAMENTO E NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA DE CABEÇA E DE PESCOÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 6 ANOS. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.2), 27. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.2.27
Section
Abstracts
Author Biographies

Giselle Araujo Felix, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Anny Caroliny Moraes de Carvalho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Luiz Victor Marques Vieira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

Assis Filipe Medeiros Albuquerque, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil.

References

Vissink A, Jansma J, Spijkervet FK, Burlage FR, Coppes RP. Oral sequelae of head and neck radiotherapy. Crit Rev Oral Biol Med. 2003;14(3):199-212.

Sroussi HY, Epstein JB, Bensadoun RJ, Saunders DP, Lalla RV, Migliorati CA, Heaivilin N, Zumsteg ZS. Common oral complications of head and neck cancer radiation therapy: mucositis, infections, saliva change, fibrosis, sensory dysfunctions, dental caries, periodontal disease, and osteoradionecrosis. Cancer Med. 2017 Dec;6(12):2918-2931.

Agarwal P, Upadhyay R, Agarwal A. Radiotherapy complications and their possible management in the head and neck region. Indian J Dent Res. 2012 Nov-Dec;23(6):843.

Most read articles by the same author(s)