RECOBRIMENTO RADICULAR ASSOCIADO AO ENXERTO GENGIVAL LIVRE EM PACIENTE PEDIÁTRICO: UM RELATO DE CASO FÓRUM CASO CLÍNICO - 2° Lugar
Main Article Content
Abstract
Introdução: As recessões gengivais são caracterizadas pela exposição da superfície radicular devido a migração da margem gengival para uma posição além da junção amelo-cementária (JAC) e, para solucioná-la, procedimentos cirúrgicos que obtenham cobertura radicular e terapia regenerativa são uma opção. Objetivo: Relatar o caso de um paciente pediátrico submetido a cirurgia de recobrimento radicular associado ao enxerto gengival livre. Relato de caso: Paciente L.A.M., sexo masculino, 12 anos, normossistêmico, com queixa de gengiva inflamada na região do dente central inferior direito durante o tratamento ortodôntico o qual estava realizando. Foi diagnosticado com recessão gengival Classe I de Miller no elemento 41 com a distância da margem gengival até a JAC de 4 mm. Por isso, realizou-se a técnica de enxerto gengival livre para a obtenção do recobrimento radicular. A área receptora foi demarcada pela incisão horizontal no nível da junção cemento-esmalte, englobando as regiões proximais do dente 41 com uma lâmina de bisturi n° 15C, até um nível aproximado de 4-5 mm apical à retração. A partir de uma incisão intra-sulcular foram dissecados o epitélio e a porção externa do tecido conjuntivo marcados. O enxerto, coletado do palato, através da técnica de alçapão, foi suturado com suturas no tipo suspensório simples e, no palato, foi aplicado Hemospon com suturas compressivas, colchoeiro cruzadas e paralelas, sendo, além disso, executado o procedimento de frenectomia labial. O caso foi acompanhado após 14, 60 e 180 dias, tendo paciente ficado satisfeito com os resultados obtidos. Conclusão: O enxerto gengival livre é um recurso aplicável para o aumento da faixa de tecido queratinizado, apresentando uma eficácia nessa técnica e alta taxa de sucesso.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não se aplica.