A PERDA DA SAÚDE DE PESSOAS COM O DIAGNÓSTICO DE HIV/AIDS: DIMENSÃO PSICOSSOCIAL DO CUIDADO
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: As pessoas que vivem com HIV/Aids podem estar sujeitas a diversas perdas em relação ao diagnóstico e a experiência subjetiva com a infecção na dimensão psicossocial do cuidado. OBJETIVO: Este estudo se propôs a investigar as perdas vivenciadas por pessoas que convivem com o diagnóstico de HIV/Aids. MÉTODO: Adotou-se a abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas em profundidade com 14 usuários de um ambulatório especializado em HIV em Fortaleza, Ceará. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir do método de análise de conteúdo de Bardin, que permitiu depreender uma categoria intitulada: “Perdas da saúde”, seguida de tópicos de análise. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os tópicos apresentam e discutem a perda da saúde, relacionado ao HIV/Aids, na visão dos usuários e por meio de uma perspectiva que precede questões sobre o diagnóstico, início do tratamento e repercussões subjetivas nos indivíduos. CONCLUSÃO: Conclui-se que é essencial investigar e conhecer as perdas associadas ao diagnóstico, além de auxiliar na elaboração dos processos de sofrimento psíquico das pessoas que vivem com HIV/Aids por meio do cuidado integral ao fomentar não só a assistência em saúde, mas o também a dimensão psicossocial do cuidado.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ANGERAMI-CAMON, V. A. Psicologia hospitalar: teoria e prática (2a ed.). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
CARMO S.P, SANTOS W.D.V. HIV/AIDS: Uma Introdução Aos Aspectos Psicológicos De Enfrentamento Na Doença. Psicologia. pt, ISSN 1646-6977, p. 1-23, 2018.
CASTELLANI, M. M. X; MORETTO, M. L. T. A experiência da revelaçãodiagnóstica de HIV: o discurso dos profissionais de saúde e a escuta do psicanalista. Rev. SBPH, Rio de Janeiro , v. 19, n. 2, p. 24-43, dic. 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151608582016000200003&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 07 março 2022.
SOUZA, A. M. S; PONTES, S. A. As diversas faces da perda: o luto para a psicanálise. Analytica - Revista de Psicanálise. São João del-Rei | v. 5 | n. 9 | p. 69-85 |dezembro de 2016.
SOUZA, T. R. C. Os lutos da Aids: da desorganização à reconstrução de uma nova vida. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. SP, 2005.