CARCINOSSARCOMA EM BORDA LATERAL DE LÍNGUA: RELATO DE CASO
Main Article Content
Abstract
O carcinossarcoma é uma lesão maligna extremamente rara na cavidade oral, embora sua ocorrência, em outras partes do corpo, tenha sido amplamente descrita na literatura. Essa neoplasia representa uma mistura de componentes carcinomatosos e sarcomatosos e é caracterizado pela diferenciação histológica maligna dupla de
componentes epiteliais e mesenquimais. É uma entidade extremamente agressiva. O presente trabalho objetiva relatar o caso de um carcinossarcoma em borda lateral direita de língua com achados imuno-histoquímicos em conjunto com achados morfológicos. Neste relato, descrevemos o caso de uma paciente do sexo feminino de 72 anos de idade que apresentou uma massa de crescimento rápido na base lateral direita de língua. Ao exame inicial, o diagnóstico clínico foi compatível com granuloma piogênico. Após a realização da biópsia excisional, múltiplas secções examinadas microscopicamente (coloração de hematoxilina-eosina) evidenciaram uma neoplasia sarcomatosa de alto grau. A análise do painel imuno-histoquímico (método streptoavidina-biotina peroxidase) avaliou um amplo coquetel de queratinas, proteínas e marcadores celulares que foram empregados para demonstrar a natureza epitelial e sarcomatosa da neoplasia, e obteve como conclusão diagnóstica o carcinoma de células escamosas do tipo células fusiformes (carcinoma sarcomático ou carcinossarcoma) infiltrativo em língua. O presente caso foi tratado, exclusivamente, com ressecção lateral direita de língua com retirada de margem de segurança juntamente à linfadenectomia cervical direita para evitar riscos de metástases futuras; optou-se por não realizar tratamentos adjuvantes com quimioterapia ou radioterapia devido à boa evolução pós-cirúrgica. O presente caso não mostrou evidências de recorrência ou metástase da lesão 23 meses após a cirurgia; no entanto, faz-se necessário um acompanhamento criterioso devido ao mau prognóstico em muitos casos.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
Não se aplica.