@TEDSAÚDE: O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: As atuações profissionais em saúde têm buscado a integralidade do fazer, saindo da noção de saúde como ausência de doença. Com isso, para a promoção de saúde faz-se importante meios de comunicação entre a sociedade e a comunidade científica, sendo as tecnologias educacionais e redes sociais bons caminhos para este fim. OBJETIVO: Refletir sobre a
importância do uso do Instagram como recurso de divulgação científica, referenciando-se na construção do perfil @TEDSaúde. MÉTODOS: Através de um relato de experiência foi exposto os métodos utilizados na construção e manutenção de um perfil no Instagram para divulgação de tecnologias educacionais. Foram utilizados como principais recursos tecnológicos o Canva,
ImgFlip, Mentimeter. RESULTADOS: Com crescimento orgânico de 107 seguidores e alcance de 1384 contas, as postagens foram distribuídas nas categorias: divulgação científica, tutorial do uso de TICs, memes e curiosidades. Com isso, se propôs a ensinar através do uso meios de divulgação de tecnologias educacionais. CONCLUSÃO: Percebemos o Instagram como um recurso de
aproximação rápido e de amplo alcance, servindo como base para a divulgação científica, tornando o conhecimento abrangente e acessível e assim promover saúde.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
MANSUR, Vinicius et al. Da publicação acadêmica à divulgação científica. Cadernos de Saúde Pública [online]. v. 37, n. 7, 2021.
PASSERO, Guilherme.; ENGSTER, Nélia Elaine Wahlbrink.; DAZZI, Rudimar Luís Scaranto. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016
RODRIGUES, Emanuelly Mota Silva; SILVA, Karla Kristine Dames da. Tecnologias educacionais digitais na formação de preceptores para residências multiprofissionais no SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. v. 5, n. 1., 2020.